O quê?

Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) se traduz como compromissos e práticas corporativas demonstradas através de indicadores e que alcançam os aspectos de interações das atividades com o meio ambiente, o contexto social e a própria gestão interna dos negócios e tomadas de decisões estratégicas.

Desta forma, a governança, em suas decisões e alinhamentos de negócio deve sempre estabelecer objetivos e metas frente aos desafios globais, regionais e locais em que está inserida. O mercado financeiro então utiliza estes indicadores, para medir e avaliar o nível de sustentabilidade,  risco, estabilidade e o incremento de valor nas ações corporativas, o que torna a corporação mais competitiva e rentável, por sua vez.

 Isso é uma novidade? De certa forma, não tanto.

Nas décadas anteriores o mundo corporativo já vinha estabelecendo uma cultura de “Sustentabilidade” corporativa, buscando certificações e selos sustentáveis que direcionavam as estratégias e ações para uma visão econômica em sinergia com as problemáticas sociais e ambientais. Assim, o mercado de ações usava o termo SRI  (Socially Responsible Investing) que em português pode ser traduzido para Investimento Socialmente Responsável.

O termo ESG surge, mais exatamente, no ano de 2005, apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na tentativa de fortalecer e aumentar os compromissos dos mercados com as problemáticas socioambientais do planeta.

 Como?

As estratégias variam de acordo com a complexidade dos fluxos e atividades empresariais e o nível de maturidade da gestão dos processos. Um diagnóstico é necessário, para que posteriormente se trabalhe nas estratégias e definições dos compromissos, objetivos, metas e implementação das práticas de ESG, bem como, o monitoramento e análise crítica e realinhamento das ações e resultados. Sim, isso é uma nova cultura corporativa que precisa estar viva diariamente e permear por todas as decisões e atividades e neste sentido, toda a comunidade corporativa precisa ser sensibilizada, incluída no processo, treinada e acompanhada em suporte e melhoria contínua.

Mais objetivamente, e de acordo com cada aspecto ESG, algumas reflexões que precisam fazer parte do modelo de gestão a ser adotado é:

  1. Ambiental:

Uso racional de recursos ambientais, tais como energia, materiais e água;

Implementação de práticas de economia circular dos resíduos;

Substituição e redução do uso de materiais tóxicos e ou perigosos;

Atendimento legal das normativas ambientais.

2. Social:

Adoção e práticas de equidade nas contratações;

Planos de carreira que possam motivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;

Práticas justas e respeitosas na cadeia de aquisição, suprimento e comercialização, estendendo e disseminando suas práticas de ESG para fora da empresa e fortalecendo a cultura em novas empresas e marcas;

Ações de envolvimento com a comunidade local e regional, buscando contribuir com os desafios e problemáticas de acesso a qualidade de vida e bem estar social.

  3. Governança:

Definição da visão, missão e valor da empresa alinhados aos compromissos de ESG;

Práticas de melhoria contínua vivas, através de análises críticas e estratégicas, com envolvimento direto da alta gestão da empresa;

Canais claros de comunicação e resolução de conflitos e desafios internos;

Estratégias de controles eficazes para evitar a corrupção interna e externa;

 A Eecoah possui equipe experiente e qualificada para desenvolver uma cultura de ESG na sua empresa, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento mais sustentável.

Entre em contato e saiba mais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#eecoah #ecoeficiencia #sustentabilidade #energia #eficienciaenergetica #agua #usoracionaldaagua #residuos #economiacircular #residuozero #cidadesinteligentes #arquitetura #engenharia #arquiteturabioclimatica #arquiteturabiofilica #ods #certificacao #zeroenergy #consumoconsciente #criseclimatica #descarbonizacao #projetos #construção #consultoria #construcaosustentavel #PNRS #ESG #sustentabilidade #gestao #melhoriacontinua